Ligue: 55 11 3159-2211

Case Instituto Fernando Henrique Cardoso

Informações na rede – Revista Documento Management / Julho – Agosto de 2010

A missão do Instituto Fernando Henrique Cardoso é reunir informações e disseminá-las, por meio de um portal. Para isso, a Winsdata, fornecedor da IBM, realizou um projeto de encontro às necessidade do cliente, ao compartilhar informações de maneira ágil e costumizada.

Instituto Fernando Henrique CardosoO Instituto Fernando Henrique Cardoso nasceu em 2004 da idéia do então presidente Fernando Henrique de ter um centro de memória histórica, mas também de proporcionar um ambiente para debates sobre democracia e o desenvolvimento. Como uma instituição sem fins lucrativos e sem vinculação com partidos, ela foi criada com dois objetivos: primeiro, organizar, conservar e dar acesso público a um acervo de documentos e outros materiais relativos à carreira do presidente como intelectual e como político (Presidente da República, Ministro da Fazenda e das Relações Exteriores e Senador). E em segundo, promovera debate e a reflexão sobre os desafios que o Brasil e a América Latina enfrentam na busca do crescimento sustentado e do desenvolvimento humano..
O aplicativo web para o público em geral, permite a busca e visualização de documentos, fotos, áudios e vídeos do instituto.Para dar acesso público à esses debates, promover encontros e também dar visibilidade aos documentos da história política recente do pais, o instituo criou um uma interface via web. Para tanto, a Winsdata, integradora de sistemas, utilizou-se de ferramentas da IBM, principalmente um aplicativo para web com dois módulos, sendo que um disponibiliza as informações somente para uso interno e o outro módulo que permite o acesso para o público em geral.

A ferramenta baseada no IBM DB2 Enterprise Content Manager, possibilita total controle e segurança dos acervos, por meio de critérios de logon e poderes de acesso hierarquizados.

“Para este cliente, o maior beneficio foi o aumento da produti-vidade do processo de registro, além de um maior desempenho na busca de informações e na possibilidade de fornecer estas informações, para consulta do público via web”, descreve Sylvio Emygdio da Sylva Junior, diretor executivo da Winsdata. “Por não ter um valor comercial, mas um importante valor institucional este projeto nos permitiu aplicar a ferramenta e ao mesmo tempo contribuir para a ampliar o acesso a informações e a história do nosso pais”, reiterou. Conforme explicou o diretor da Winsdata, ao escolha pelo produto da IBM foi feita, a fim de criar a infraestrutura necessária para atender a essas necessidades, o que gerou uma solução adequada que poderá ser personalizada para outros clientes.
Instituto Fernando Henrique Cardoso
“A solução é inovadora a partir do momento que aceita diversos formatos, além disso, permitiu ao
s responsáveis pela divulgação do instituto, gerenciarem melhor seu conteúdo, aumentando a segurança no processo e permitindo escalabiliciade abrangendo outras áreas da empresa.”, disse Emygdio.
O principal objetivo desse projeto, como aponta a curadora do Instituto e assessora do Presidente, Danielle Ardaillon, é o forneci-mento de informações de maneira rápida e segura. “É importante ressaltar que FHC foi o primeiro presidente brasileiro a disponibilizar a sua coleção pessoal de documentos e acervo para consulta pública, isso só foi possível graças a flexibilidade que a ferramenta proporciona neste tipo de aplicação”, disse, “Vale ressaltar que há também todo um aspecto de preservação dessa documentação e da memória da cultura brasileira envolvida nesse projeto, visto que o Presidente tem importantes trabalhos como sociólogo que é”.

O acervo documental do Instituto está à disposição para acesso e pesquisas não só virtuais, como também para visitação pública, cujo agendamento também pode ser feito pelo site: www.ifhc.org.br.

A Winsdata que atuou nesse projeto possui um time de profissionais que colabora desde a concepção da solução ao suporte das soluções oferecidas sejam elas de parceiros ou de desenvolvimento proprio.

 

Últimas Notícias

Endereço

R. Major Sertório, 332 - Cj 301 - Centro - São Paulo - SP CEP: 01222-000
Fone:(55 11) 3159-2211 ou (55 11) 3256-1896 Fax:(55 11) 3257-4184